Suerda Mara Monteiro Vital Lima

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Letras: Linguagem e Identidade, na Universidade Federal do Acre. Possui graduação em Letras/Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2005) e mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2016). Especialista em Língua Portuguesa pela UFAC. Participa do Grupo Acreano de Estudos Linguísticos e Literários (GrAELL), na linha Literatura, Cultura e Sociedade. Desenvolve pesquisas na área de literatura hispano-americana, cultura, memória e identidade.

Elysmeire da Silva de Oliveira Pessoa

Mestranda em Estudos Literários UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Participante do Grupo de Pesquisa em Letramento Literário: estudos de narrativas da/na Amazônia, e do Grupo de Pesquisa CDEAMPRO. Possui graduação   em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia (2004); Gestão de Turismo pelo Centro Universitário Internacional (2017); licenciatura em Artes Visuais - (2018), e Filosofia (2019) pelo Claretiano Centro Universitário. . Estudante do Grupo de Pesquisa em Letramento Literário: estudo de narrativas da/na Amazônia. 

Gabriela Pereira da Silva

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2011). Atualmente é Diretora da Escola do Legislativo da CÂMARA MUNICIPAL DE MARABÁ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em linguística, é especialista em Abordagens culturalistas: saberes, identidades e diferença cultural na/da Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Daniel Nunes Santos

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas. Possui bacharelado em Letras: Língua Portuguesa/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É bolsista pela Capes. Participa também como Membro Discente da Coordenação do PPGLA-UEA, na função de representante do Corpo Discente. Atua na linha de pesquisa "Arquivo, Memória e Interpretação", com pesquisa intitulada "Borges e a forma literária reflexiva: limites da representação". Tem interesse em estudos referentes à ligação entre Literatura e Filosofia como campos de disciplinas complementares e esclarecedoras entre si.

Kerllyo Barbosa Maciel

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLET - Área de Concentração; Literatura (UNIFAP). Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português-francês pela Universidade Federal do Amapá (2017). É integrante do Grupo de Pesquisa Literatura da Fronteira, coordenado pelo Professor Doutor Yurgel Pantoja Caldas (UNIFAP). Experiência em Docência nas disciplinas Português, Redação e Literatura de 2012 até os dias atuais; Revisão Textual de Trabalhos Acadêmicos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Produção Textual, Estudos Literários e Estudos Culturais.

Jesus José Diez Canseco Carranza

Professor Adjunto da Universidad César Vallejo. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidad Nacional de Córdoba (2005) e Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária. É autor da obra Narrativas de descentramento em La noche es virgen de Jaime Bayly e La virgen de los sicarios de Fernando Vallejo (2019)

Maya Aguiluz-Ibarguen

Secretária das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana - México.

Pesquisadora do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências e Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM),  e coordenadora do Seminário de Pesquisa Avançada em Estudos Universitários (ESCUE). Pesquisador Nível II do Sistema Nacional de Pesquisadores (CONACYT, México). Orientadora do programa de pós-graduação em Estudos Latino-Americanos e pós-graduação em Ciências Políticas e Sociais da UNAM.

Elizabeth Monasterios

Secretária das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana - Estados Unidos.

 

É co-editora do Bolivian Studies Journal, Editora Contribuinte do Handbook of Latin American Studies (Biblioteca do Congresso) e tem atuado como colaboradora da seção para as Culturas Literárias da América Latina.  É também membro fundadora das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana e docente convidada da Pós-Graduação em Literatura Latinoamericana da Universidad Mayor de San Andrés.

María del Carmen Torres Colón

É bacharel em Literatura Comparada pela Universidade de Porto Rico, Campus de Río Piedras, tratando sobre a representação do amor, da mulher e do casamento em Los Empeños de una casa de Sor Juana Inés de la Cruz. É estudante Programa de pós-graduação em Línguas e Literaturas Hispânicas na Universidade de Pittsburgh, onde também é professora de espanhol. Alguns de seus interesses estão relacionados à relação entre literatura e história, principalmente quando as obras produzidas nessas áreas enfatizam temas como poder, violência e política. 

Dachel Annerys García

Estudante do oitavo semestre da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Central do Equador. Entre suas principais linhas de pesquisa estão as linguagens e discursos da informação e comunicação, recepção, consumo e interação em produtos comunicacionais e cultura. Atualmente está pesquisando sobre os processos de desenvolvimento no contexto da imigração internacional da comunidade cubana em Quito, Equador.

 Carlos David Larraondo Chauca

Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Acre (2014) e mestrado em Letras pela mesma instituição (2019). Especialista em Língua Portuguesa. Participa do Grupo Acreano de Estudos Linguísticos e Literários (GrAELL) e do Grupo de Pesquisa: Estudos Comparados e Temáticos em Literatura e Direitos Humanos – LiDH na linha Literatura, Cultura e Sociedade. Desenvolve pesquisas na área de literatura hispano-americana, cultura, memória e identidade.

Nikolai Borella Behrendsen

Sociólogo pela Universidade de Valparaíso e Mestrando em Métodos de Pesquisa Social pela Universidad Diego Portales – Chile.

Yadira del Carmen Medina Armijos

Estudante da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Central do Equador, no curso de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo. Compõe atualmente um grupo de poetas e apaixonados por letras chamado “Gandharvas blues”, em formato online, dirigido por Sophìa Yánez.

Camila Herrera Juanillo

Mapuche lafkenche em processo de recuperação de identidade. Professora de línguas e comunicação no Liceu Experimental Polivalente Lucila Godoy Alcayaga, Concepcion. Mestranda em Literaturas Hispânicas pela Universidade de Concepción, Chile. 

Ufac logo.png
Logo PPGLI comemorativo.png
nepan logo.png
Programa_de_Cooperação_PPGs_Norte_quad